Lei nº 10.583, de 3 de janeiro de 1992.

 

      Dispõe sobre a relação de espécies ameaçadas de extinção de que trata o art. 214 da Constituição do Estado e dá outras providências.

 

(Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/01/1992)

 

            O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

 

            Art. 1º - A lista de espécies ameaçadas de extinção, de que trata o art. 214, § 1º, inciso VI, da Constituição do Estado, deverá ser elaborada pelo Poder Executivo, com subsídio técnico fornecido por entidade de comprovada experiência, com base no monitoramento contínuo da dinâmica das populações animais e vegetais.

 

            Art. 2º - Compete ao Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM - aprovar e publicar, a cada 3 (três) anos, a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção.[1]

 

            Parágrafo único - O Conselho Estadual de Política  Ambiental - COPAM - poderá, a qualquer momento, e com base em estudos científicos, acrescentar novas espécies à lista a que se refere o "caput".

 

            Art. 3º - Compete ao Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM - promover, diretamente ou através de entidade de comprovada experiência, estudos visando identificar as causas de extinção das espécies da flora e da fauna e definir estratégias e medidas especiais para a sua proteção.

 

            Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

            Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

            Dada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 03 de janeiro de 1992.

 

            Hélio Garcia - Governador do Estado.



[1] A Deliberação COPAM nº 041, de 20 de dezembro de 1995 (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 20/01/1995) aprova a lista de espécies ameaçadas de extinção da fauna do Estado de Minas Gerais. A Deliberação COPAM nº 85, de 21 de outubro de 1997 (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 30/10/1997) aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais.