RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/FEAM/IGAM/IEF nº 2.808, de 22 de maio de 2019

Institui o procedimento de cientificação por aplicativo de mensagem instantânea e por e-mail, no âmbito do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

(Revogado – “Diário do Executivo”- “Minas Gerais”- 16/09/2020)

(Publicação – Diário do Executivo – “Minas Gerais” – 19/06/2019)

 

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, o PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, a DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS e o DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS, no uso das atribuições legais que lhe conferem, respectivamente, o inciso III do §1º do art. 93 da Constituição do Estado de Minas Gerais; o inciso I do art. 10 do Decreto nº 47.347, de 24 de janeiro de 2018; o inciso I do art. 10 do Decreto nº 47.343, de 23 de janeiro de 2018, e o inciso I do art. 12 do Decreto nº 47.344, de 23 de janeiro de 2018;

CONSIDERANDO os princípios da eficiência e da duração razoável do processo administrativo, previstos na Constituição Federal de 1988 e a necessidade de regulamentar o inciso IV do §1º do art. 57 do Decreto nº 47.383, de 02 de março de 2018 [1][2][3][4][5]

 

RESOLVEM:

 

Art. 1º– Esta Resolução Conjunta estabelece, no âmbito dos processos administrativos de apuração de infrações ambientais sob a responsabilidade do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema −, o procedimento de cientificação por meio do aplicativo de mensagem instantânea “WhatsApp” e por e-mail.

Parágrafo único – O procedimento de cientificação a que se refere o caput aplica-se a todas as cientificações relativas a atos de fiscalização ambiental realizados no âmbito do Sisema, abrangendo a notificação, o auto de fiscalização, o auto de infração, a emenda e as decisões relacionadas à defesa, ao recurso e às questões incidentais.

Art. 2º – As cientificações serão enviadas do aplicativo de mensagens “WhatsApp” baixado nos aparelhos de telefonia móvel destinados institucionalmente às unidades do Sisema, ficando autorizada, ainda, a remessa por meio da utilização do Programa “WhatsApp Web”.

Art. 3º – A cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp” será voluntária, cabendo ao interessado preencher e assinar o Termo de Adesão, conforme modelo constante do Anexo I desta Resolução Conjunta.

§ 1º − O Termo de Adesão será entregue ao interessado pelos servidores do Sisema, por ocasião da fiscalização ambiental ou de atendimentos diversos.

§ 2º − O interessado que aderir ao procedimento de cientificação por aplicativo de mensagens “WhatsApp” deverá comunicar eventual mudança do número de telefone à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial.

§ 3º − O interessado, ao aderir ao procedimento de cientificação por aplicativo de mensagens “WhatsApp”, declarará que:

I – possui o aplicativo de mensagens “WhatsApp” instalado em seu aparelho de telefonia móvel ou outro equipamento eletrônico que o suporte;

II – concorda com os termos da cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”;

III – manterá ativa, nas opções de privacidade do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, a opção de recibo/confirmação de leitura;

IV – foi informado sobre o número do aparelho de telefonia móvel com o aplicativo de mensagens “WhatsApp” que será utilizado, pela unidade do Sisema, para o envio das cientificações;

V – está ciente de que o Sisema, em nenhuma ocasião, solicitará dados bancários ou qualquer outro de natureza sigilosa, e que o procedimento se limita às cientificações;

VI – comunicará imediatamente caso desista da modalidade de cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, devendo assinar o respectivo Termo de Desistência constante no Anexo II;

VII − foi informado de que será desligado da modalidade de cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, caso faça uso indevido da ferramenta, como envio de textos, imagens e vídeos com finalidade desvirtuada de seu propósito;

VIII − foi cientificado de que não poderá fazer uso da ferramenta para entrar em contato com a unidade do Sisema, para solicitar ou enviar qualquer tipo de informação e documentos.

§ 4º − Em caso de alteração do número de telefone da unidade Sisema, utilizado para o envio das cientificações, será dada ciência aos interessados.

§ 5º − Em se tratando de pessoa jurídica, o Termo de Adesão constante do Anexo III deverá ser preenchido por seu representante legal, administrador ou empegado, nos termos do inciso I do §1º do art. 57 do Decreto nº 47.383, de 2018.

§ 6º − O Termo de Adesão poderá ser preenchido por procurador com poderes para representar o interessado, conforme modelo constante no Anexo IV.

Art. 4º – No ato da cientificação por aplicativo de mensagens “WhatsApp”, o servidor responsável encaminhará o documento que a determinou, em formato de imagem ou Portable Document Format (PDF), constando todos os dados necessários para assegurar ao interessado certeza quanto ao conteúdo do ato.

Parágrafo único − As cientificações via aplicativo serão encaminhadas em dias úteis, durante o período de 8h00min às 18h00min.

Art. 5º –A cientificação será considerada realizada no momento em que os ícones do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, que representam mensagem entregue e lida, adquirirem a tonalidade azul, indicando sua entrega ao destinatário.

§ 1º − A contagem dos prazos se dará conforme a Lei nº 14.184, de 31 de janeiro de 2002.

§ 2º − Se não houver a entrega e a leitura da mensagem pelo interessado, no prazo de três dias a contar do envio, o servidor responsável providenciará a cientificação por outro meio idôneo, conforme o caso.

Art. 6º – O interessado que fizer uso indevido da ferramenta, como no caso de envio de textos, imagens e vídeos com finalidade desvirtuada de seu propósito, será desligada da modalidade de cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”.

Art. 7º – Será facultada ao interessado a adesão à cientificação por email, devendo preencher o Termo de Adesão constante do Anexo V.

§ 1º − O interessado, ao aderir ao procedimento de cientificação por email, declarará que:

I – concorda com os termos da cientificação por meio do e-mail institucional da unidade do Sisema;

II – compromete-se a acusar, com a maior brevidade, o recebimento das informações e cientificações;

III – foi informado sobre o e-mail institucional da unidade do Sisema que lhe enviará as informações e cientificações;

IV – compromete-se a comunicar imediatamente a mudança de seu email à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial;

§ 2º − A cientificação será considerada realizada no momento em que o sistema confirmar automaticamente a leitura da mensagem de correio eletrônico ou o interessado acusar o seu recebimento.

§ 3º − Caso o sistema não confirme automaticamente a leitura da mensagem de correio eletrônico ou o interessado não acuse o recebimento em até três dias a contar do envio, deverá ser realizada a cientificação por outros meios admitidos.

§ 4º − A cientificação de que trata este artigo será efetuada com a utilização do e-mail institucional da unidade do Sisema.

§ 5º − Em se tratando de pessoa jurídica, o Termo de Adesão constante do Anexo VI deverá ser preenchido por seu representante legal, administrador ou empegado, nos termos do inciso I do §1º do art. 57 do Decreto nº 47.383, de 2018.

§ 6º − O Termo de Adesão poderá ser preenchido por procurador com poderes para representar o interessado, conforme modelo constante do

Anexo VII.

§ 7º − Em caso de desistência da modalidade de cientificação por email, o interessado deverá comunicar imediatamente o fato à unidade do Sisema, devendo assinar o Termo de Desistência constante do Anexo VIII.

Art. 8º - Aplicam-se às cientificações por e-mail as mesmas disposições aplicáveis à cientificação por aplicativo de mensagens “WhatsApp”, no que couber.

Art. 9º − Nos casos em que houver a cientificação válida conforme o procedimento instituído por esta Resolução Conjunta, o servidor responsável deverá certificá-la nos autos do processo administrativo, conforme modelo de certidão constante do Anexo IX, juntando print screen da tela do aplicativo ou cópia do e-mail que confirmem o recebimento e a data em que ocorreu a cientificação.

Parágrafo único – Frustrada a tentativa de cientificação conforme o procedimento instituído por esta Resolução Conjunta, o servidor responsável deverá certificar o fato nos autos do processo administrativo, conforme modelo de certidão constante do Anexo X, juntando print screen da tela do aplicativo ou cópia do e-mail que confirmem o não recebimento e a data da tentativa de cientificação.

Art. 10 − Esta Resolução Conjunta entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 22 de maio de 2019.

 

 

Germano Luiz Gomes Vieira

 Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Renato Teixeira Brandão

Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente

Marília Carvalho de Melo

Diretora-Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Antônio Augusto Melo Malard

Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestal

 

 

ANEXO I

TERMO DE ADESÃO PESSOA FÍSICA/WHATSAPP

Processo Administrativo/Auto de Infração nº_______________________Eu, ______________________________________________,portador do RG nº ___________________________________, e do CPF:_____________________________________________________________________________________________, residente na___________________________________________________,CEP_____________________, declaro aceitar receber informações e cientificações processuais do Sisema, por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, no meu acesso telefônico de número _______________________________,esclarecendo que:

I − concordo com os termos da cientificação por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”;

II − comprometo-me a manter o aplicativo instalado em meu celular ou outro equipamento eletrônico que o suporte;

III − comprometo-me a manter ativa, nas opções de privacidade do aplicativo, a opção de recibo/confirmação de leitura;

IV − fui informado sobre o número de telefone do qual serão remetidas as cientificações pelo Sisema;

V − fui informado que o Sisema, em nenhuma ocasião, solicita dados bancários ou qualquer outro de natureza sigilosa, e que o procedimento se limita às cientificações;

VI − comprometo-me a comunicar imediatamente a mudança do número de telefone à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial;

VII − fui informado de que serei desligado da modalidade de cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, caso faça uso indevido da ferramenta, como envio de textos, imagens e vídeos com finalidade desvirtuada de seu propósito;

VIII − fui cientificado de que não poderei fazer uso da ferramenta para entrar em contato com a unidade do Sisema, para solicitar ou enviar qualquer tipo de informação e documentos.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

ANEXO II

TERMO DE DESISTÊNCIA/WHATSAPP

Processo Administrativo/Auto de Infração nº____________________ Eu, ______________________________________________, portador do RG nº___________________________________, e do CPF:____________________________________________________________________________________________, residente na___________________________________________________,CEP_____________________, declaro desistir de receber informações e cientificações processuais do Sisema, por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, no meu acesso telefônico de número _______________________________.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

ANEXO III

TERMO DE ADESÃO PESSOA JURÍDICA/WHATSAPP

Processo Administrativo/Auto de Infração nº_______________________ Eu, _________________________________________________, portador do RG nº ___________________________, e do CPF n°: ______________________________, neste ato representando a pessoa jurídica (inciso I do §1º do art. 57 do Decreto nº 47.383, de 2018) ___________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________________, situada à _____________________________, CEP _____________________, declaro aceitar receber informações e cientificações processuais do Sisema, por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, no meu acesso telefônico de número _______________________________,

esclarecendo que:

I − concordo com os termos da cientificação por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”;

II − comprometo-me a manter o aplicativo instalado em meu celular ou outro equipamento eletrônico que o suporte;

III − comprometo-me a manter ativa, nas opções de privacidade do aplicativo, a opção de recibo/confirmação de leitura;

IV − fui informado sobre o número de telefone do qual serão remetidas as cientificações pelo Sisema;

V − fui informado que o Sisema, em nenhuma ocasião, solicita dados bancários ou qualquer outro de natureza sigilosa, e que o procedimento se limita às cientificações;

VI – comprometo-me a comunicar imediatamente a mudança do número de telefone à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial;

VII − fui informado de que serei desligado da modalidade de cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, caso faça uso indevido da ferramenta, como envio de textos, imagens e vídeos com finalidade desvirtuada de seu propósito;

VIII − fui cientificado de que não poderei fazer uso da ferramenta para entrar em contato com a unidade do Sisema, para solicitar ou enviar qualquer tipo de informação e documentos.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

ANEXO IV

TERMO DE ADESÃO PARA PROCURADOR/WHATSAPP

Processo Administrativo/Auto de Infração nº_______________________ Eu, _________________________________________________, portador do RG nº___________________________, inscrito no CPF sob o n°:______________________________, e devidamente constituído nos autos do Processo Administrativo/Atuo de Infração epigrafado, com domicílio profissional na_____________________________, CEP_____________________, declaro aceitar receber informações e cientificações processuais do Sisema, por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, no meu acesso telefônico de número_______________________________, esclarecendo que:

I − concordo com os termos da cientificação por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”;

II − comprometo-me a manter o aplicativo instalado em meu celular ou outro equipamento eletrônico que o suporte;

III − comprometo-me a manter ativa, nas opções de privacidade do aplicativo, a opção de recibo/confirmação de leitura;

IV − fui informado sobre o número de telefone do qual serão remetidas as cientificações pelo Sisema;

V − fui informado que o Sisema, em nenhuma ocasião, solicita dados bancários ou qualquer outro de natureza sigilosa, e que o procedimento se limita às cientificações;

VI – comprometo-me a comunicar imediatamente a mudança do número de telefone à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial;

VII − fui informado de que serei desligado da modalidade de cientificação pelo uso do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, caso faça uso indevido da ferramenta, como envio de textos, imagens e vídeos com finalidade desvirtuada de seu propósito;

VIII − fui cientificado de que não poderei fazer uso da ferramenta para entrar em contato com a unidade do Sisema, para solicitar ou enviar qualquer tipo de informação e documentos.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

ANEXO V

TERMO DE ADESÃO PESSOA FÍSICA/E-MAIL

Processo Administrativo/Auto de Infração nº_______________________ Eu, ____________________________________________, portador do RG nº___________________________, e do CPF:______________________________, residente na ________________, CEP _____________________, declaro aceitar receber informações e cientificações do Sisema pelo e-mail institucional da unidade_____________________, no meu e-mail_________________________________, esclarecendo que:

I − concordo com os termos da cientificação por meio do e-mail institucional da unidade do Sisema;

II − comprometo-me a acusar, com a maior brevidade, o recebimento das informações e cientificações;

III − fui informado sobre o e-mail institucional da unidade do Sisema que me enviará as informações e cientificações;

IV – comprometo-me a comunicar imediatamente a mudança do e-mail à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________

______________________________________________________

(assinatura)

 

 

 

ANEXO VI

TERMO DE ADESÃO PESSOA JURÍDICA/E-MAIL

Processo Administrativo/Auto de Infração nº_______________________Eu, ________________________________________________, portador do RG nº___________________________, e do CPF n°: ______________________________, neste ato representando a pessoa jurídica (inciso I do §1º do art. 57 do Decreto nº 47.383, de 2018) ___________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________________, situada à _____________________________, CEP _____________________,

declaro aceitar receber informações e cientificações do Sisema pelo e-mail institucional da unidade _____________________, no meu email_________________________________, esclarecendo que:

I − concordo com os termos da cientificação por meio do e-mail institucional da unidade do Sisema;

II − comprometo-me a acusar, com a maior brevidade, o recebimento das informações e cientificações;

III − fui informado sobre o e-mail institucional da unidade do Sisema que me enviará as informações e cientificações;

IV – comprometo-me a comunicar imediatamente a mudança do e-mail à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

ANEXO VII

TERMO DE ADESÃO PARA PROCURADOR/E-MAIL

Processo Administrativo/Auto de Infração nº________________________Eu, ________________________________________________, portador do RG nº___________________________, inscrito no CPF sob o n°: ______________________________, e devidamente constituído nos autos do Processo Administrativo/Auto de Infração epigrafado, com domicílio profissional na ______________________________, CEP _____________________, declaro aceitar receber informações e

cientificações do Sisema pelo e-mail institucional da unidade _____________________, no meu e-mail_________________________________, esclarecendo que:

 

I − concordo com os termos da cientificação por meio do e-mail institucional da unidade do Sisema;

II − comprometo-me a acusar, com a maior brevidade, o recebimento das informações e cientificações;

III − fui informado sobre o e-mail institucional da unidade do Sisema que me enviará as informações e cientificações;

IV – comprometo-me a comunicar imediatamente a mudança do e-mail à unidade indicada no auto de infração, no auto de fiscalização, no boletim de ocorrência ou em outro meio de comunicação oficial.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

ANEXO VIII

TERMO DE DESISTÊNCIA/E-MAIL

Processo Administrativo/Auto de Infração nº_______________________ Eu, ______________________________________________, portador do RG nº___________________________________, e do CPF:_______________________________________________, residente na__________________________________________________, CEP _____________________, declaro desistir de receber informações e cientificações do Sisema pelo e-mail institucional da unidade_____________________, no meu e-mail_________________________________.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________

_______________________________________________________

(assinatura)

 

 

 

ANEXO IX

CERTIDÃO DE CIENTIFICAÇÃO VÁLIDA

POR MEIO ELETRÔNICO

Processo:

Auto de Infração:

Autuado:

Certifico, nos termos do art. 9º da Resolução Conjunta SEMAD/FEAM/IGAM/IEF Nº, que em ___/___/_______ foi efetivada a cientificação do conteúdo do (s) documento (s) de fls. ____, por meio eletrônico declarado pelo fiscalizado, nos moldes estabelecidos pelo termo de adesão juntado aos autos do processo (fls. ___ ).

Informo que foram anexadas as telas que atestam a cientificação.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

__________________________

(assinatura/masp-matrícula)

 

 

 

ANEXO X

CERTIDÃO DE CIENTIFICAÇÃO FRUSTRADA

POR MEIO ELETRÔNICO

Processo:

Auto de Infração:

Autuado:

Certifico que as tentativas de cientificação do fiscalizado acerca do conteúdo do (s) documento (s) de fls. ________, por meio eletrônico, nos moldes estabelecidos pelo termo de adesão juntado aos autos do processo (fls. ___) não foram bem sucedidas, nos termos dos art. 5º c/c art.7º, §2º da Resolução Conjunta SEMAD/FEAM/IGAM/IEF nº 2.808, de 22 de maio de 2019.

Desse modo, nos termos do §2º do art. 5º c/c o §2º do art. 7º desta mesma resolução, será feita a cientificação por outro meio idôneo.

Informo que foram anexadas as telas que atestam as tentativas de cientificação.

Belo Horizonte, ______ de _________________ de ___________.

__________________________

(assinatura/masp-matrícula)

 

 

 


 

 


 

 



[1] Constituição do Estado de Minas Gerais

[2] Decreto nº 47.347, de 24 de janeiro de 2018

[3] Decreto nº 47.343, de 23 de janeiro de 2018

[4] Decreto nº 47.344, de 23 de janeiro de 2018

[5] Decreto nº 47.383, de 02 de março de 2018